Há vários motivos para levar a sério o monitoramento do servidor SQL , mas, a menos que você se familiarize com os benefícios que ele oferece, você poderá ignorar esse aspecto da execução de um servidor ou deixar de priorizá-lo.

Para remediar isso, aqui está uma rápida visão de por que vale a pena fazer um esforço conjunto para monitorar servidores SQL.

Alcançando otimização

A menos que você rastreie ativamente os contadores de desempenho do servidor SQL , não saberá se existem áreas nas quais melhorias no desempenho possam ser alcançadas. Isso pode levar você a acreditar que seu servidor já está com o desempenho ideal, quando na verdade há um problema flagrante que está criando um gargalo e limitando sua eficácia como resultado.

Por exemplo, verificando quanto dos recursos da CPU estão sendo monopolizados em um determinado momento, é possível ver se o servidor tem ou não espaço suficiente para lidar com a atividade exigida pelos usuários ou se pode estar próximo para maximizar seus recursos de hardware e, assim, se comportar de maneira lenta.

Um problema semelhante pode surgir se a memória interna estiver saturada. A menos que você saiba quais processos estão ocupando os recursos do sistema, você não poderá gerenciar isso e encontrar uma solução adequada. Com as ferramentas de monitoramento corretas, você terá conhecimento e poderá tomar medidas para fins de otimização.

Tomar decisões a longo prazo

Embora os benefícios minuto a minuto do monitoramento do servidor SQL possam permitir melhorias de desempenho em tempo real, também há benefícios a serem observados se você observar a trajetória mais ampla de como o seu hardware lida com as cargas de trabalho.

Por exemplo, existem alguns problemas que só são possíveis identificar se você analisar tendências em períodos maiores. Isso é especialmente útil se você deseja mapear as atualizações necessárias mais adiante, planejando as crescentes demandas que o servidor enfrenta e estando pronto para responder a elas no futuro, em vez de permitir que esses problemas ocorram rapidamente. vocês.

Economizando dinheiro

A manutenção do servidor leva tempo e custa bastante dinheiro às empresas, e é claro que o tempo de inatividade e as interrupções não planejadas são caros por si só.

A vantagem de usar o monitoramento do servidor SQL é que você pode cortar os problemas pela raiz mais cedo ou mais tarde e também automatizar grande parte do processo para que você não precise vasculhar manualmente uma grande quantidade de dados para encontrar o ponto relevante que mostra onde uma configuração abaixo do ideal ou um componente de hardware prejudicado está.

Embora  os orçamentos de TI possam estar crescendo , faz sentido garantir que esse dinheiro seja gasto em coisas que realmente importam; portanto, se o monitoramento do servidor SQL for capaz de reduzir custos em uma área, isso significará que dinheiro é liberado para ser investido em outro lugar.

Resposta a desastres

Embora para uso no dia a dia, as ferramentas de monitoramento do SQL Server possam fornecer informações sobre os problemas pequenos, mas coletivamente significativos, que podem estar presentes, também são vitais para fornecer as habilidades e o entendimento necessários para agir no caso de um problema mais sério.

Se todos os recursos da CPU forem repentinamente consumidos sem motivo óbvio, se a velocidade de I/O for lenta para um rastreamento inesperado ou se o desempenho da rede cair drasticamente do nada, você precisará saber onde procurar para iniciar o processo de solução de problemas.

Ao monitorar seu servidor e realizar manutenção regular, você terá a capacidade de fazer tudo isso, tornando-o um ativo valioso para sua organização.

 

Dúvidas e sugestões, entre em contato.

Obrigado e até a próxima!

Categorias: SQL Server

0 comentário

Deixe um comentário