Olá pessoal.

Hoje vamos aprender como usar cadastrar um feriado e como verificar se uma data é válida.

1- Cadastro de feriados

Para que o sistema consiga considerar uma data como feriado é necessário que cadastre esta data na tabela genérica(SX5) –  63.

Acesse: Configurador (SIGACFG) > Base de Dados > Dicionário > Base de Dados > Selecione a Empresa (Grupo) e clique em “Tabelas Genéricas”.

Importante: A data deve ser cadastrada em Dia/Mês/Ano (01/01/99). Caso a data deva ser considerada todo ano, informe três espaços em branco após o mês (01/01 ) e depois insira a descrição.

 

2-Verificando de uma data é dia útil, para isso vamos usar a função datavalida()

Essa função recebe dois parametros, são eles!

1-Data para iniciar o cálculo da função

2-Se .T. posterga a data recebida para o próximo dia útil – Se .F. retrocede a data recebida para o dia útil anterior

 

Abaixo o código fonte onde exemplificamos o seu uso.

#Include "Protheus.ch"
#Include "TopConn.ch"
  

/*/{Protheus.doc} SPDTVAL
Função SPDTVAL, exemplo de uso de data valida
@return Não retorna nada
@author Rafael Goncalves
@owner sempreju.com.br
@version Protheus 12
@since Abr|2021
/*/
User Function SPDTVAL()  

    /*
    Parametros
        1-Data para iniciar o cálculo da função
        2-Se .T. posterga a data recebida para o próximo dia útil – Se .F. retrocede a data recebida para o dia útil anterior (default .f.)
    Retorno
    	Data válida do sistema

    Obs.: Para cadastrar um feriado use a tabela genérica 63
    */
    MsgInfo(    'DataValida ou próxima: '  + cValtoChar( DataValida( Date(), .T. ) ) + CRLF + ;
                'DataValida ou anterior: ' + cValtoChar( DataValida( Date(), .F. ) ) ;
 , 'Sempreju =)' )


Return .t.

Agor

O código fonte desse e de outros exemplos podem ser encontrados em nosso git oficial.

Post interessantes:

Aprenda a instalar o Protheus no Windows aqui.

Aprenda a instalar o Protheus no Linux aqui.

configurar serviço rest aqui.

Retornar datas por extenso aqui.

Barras de progresso aqui.

Dúvidas e sugestões, entre em contato.

Obrigado e até a próxima!


0 comentário

Deixe um comentário