Post Anteriores:
Escopo do projeto aqui.
O que é o MVC Framework?
A estrutura Model-View-Controller (MVC) é um padrão arquitetural que separa um aplicativo em três componentes lógicos principais Model, View e Controller. Daí a abreviação MVC. Cada componente da arquitetura é criado para lidar com aspectos específicos do desenvolvimento de um aplicativo. O MVC separa a lógica de negócios e a camada de apresentação uma da outra. Tradicionalmente, era usado para interfaces gráficas de usuário (GUIs) da área de trabalho. Atualmente, a arquitetura MVC se tornou popular para projetar aplicativos da Web e software.
Os componentes são:
- Modelo: inclui todos os dados e sua lógica relacionada
- View: apresentar dados ao usuário ou manipular a interação do usuário
- Controller: Uma interface entre os componentes Model e View
Vamos nos ver esse componente em detalhes:
View
Uma Visualização é a parte do aplicativo que representa a apresentação dos dados.
As views são criadas pelos dados coletados dos dados do modelo. Uma visualização solicita que o modelo forneça informações para que ele reenvie a apresentação de saída para o usuário.
Controller
O Controller é a parte do aplicativo que lida com a interação do usuário. O controlador interpreta as entradas do mouse e teclado do usuário, informando o modelo e a visualização para alterar conforme apropriado.
Os comandos de um controlador enviam ao modelo para atualizar seu estado (por exemplo, salvando uma rotina específico). O controlador também envia comandos para a visualização associada para alterar a apresentação da visualização (por exemplo, rolando um documento específico).
Modelo
O componente do modelo armazena dados e sua lógica relacionada. Representa os dados que estão sendo transferidos entre os componentes do controlador ou qualquer outra lógica de negócios relacionada. Por exemplo, um objeto Controller recuperará as informações do cliente do banco de dados. Ele manipula os dados e envia de volta ao banco de dados ou utiliza-os para renderizar os mesmos dados.
Exemplos MVC
Vamos ver o Model, View e Controller da vida cotidiana para fixar o entendimento:
Exemplo 1:
- Vamos supor que você vá a um restaurante. Você não vai à cozinha e prepara a comida que certamente pode fazer em sua casa. Em vez disso, basta ir até lá e esperar o garçom chegar.
- Agora o garçom chega até você e você pede a comida. O garçom não sabe quem você é e o que deseja, apenas anotou os detalhes do seu pedido de comida.
- Então, o garçom se move para a cozinha. No garçom da cozinha, não prepare sua comida.
- O cozinheiro prepara sua comida. O garçom transmite seu pedido junto com o número da sua mesa.
- O cozinheiro usa ingredientes para cozinhar a comida. Vamos supor que você pediu um sanduíche de vegetais. Então ele precisa de pão, tomate, batata, pimento, cebola, pouco, queijo, etc., que ele obtém da geladeira
- O cozinheiro finaliza sua comida e entrega para o garçon. Agora é tarefa do garçom mover essa comida para fora da cozinha.
- Agora o garçom sabe qual comida você pediu e como é servida.
Exemplo 2:
Mecanismo de direção de carro é outro exemplo do modelo MVC do nosso cotidiano.
- Cada carro consiste em três partes principais.
- View = Interface do usuário: (alavanca de câmbio, painéis, volante, freio, etc.)
- Mecanismo do Controller(Motor)
- Model – Armazenamento (tanque de Gasolina ou Descarte)
Os carros quando ligados consomem combustível do armazenamento, mas são executados apenas usando os dispositivos de interface do usuário mencionados.
Documentação oficial disponível aqui.
Não deixe de assinar a nossa newsletter e fica por dentro de todos os post.
O código fonte desse e outros exemplos podem ser encontrados em nosso git.
Post interessantes:
Aprenda a instalar o Protheus aqui.
Retornar datas por extenso aqui.
Barras de progresso aqui.
Dúvidas e sugestões, entre em contato.
Obrigado e até a próxima!
0 comentário