Pessoal hoje vou deixar uma dica de algumas ferramentas utilizadas para o gerenciamento de projetos(não vamos considerar nem abordar o sigapms). No local de trabalho moderno, as constantes mudanças requerem um controle mais assiduo, assim o software para gerenciamento de projetos é obrigatório.
A pesquisa da Microsoft mostra que até 80% do tempo da empresa é gasto em projetos colaborativos. Em comparação com apenas cinco anos atrás, os trabalhadores têm o dobro de equipes.
Quando os membros da equipe não estão na mesma página, a qualidade do trabalho é prejudicada. As linhas de tempo ficam esticadas e as tensões aumentam. E sem o software de gerenciamento de projetos, os funcionários que veem os fios sendo cruzados não podem fazer muito para pará-lo.
Selecionando ferramentas de gerenciamento de projetos
Se você precisar de mais ajuda para decidir qual software é melhor para sua equipe, há alguns fatores específicos que você deve considerar:
-
O tipo de trabalho que sua empresa realiza
Nem todas as ferramentas podem acomodar todos os tipos de trabalho. Se você é um editor de livros, por exemplo, suas necessidades de software de gerenciamento de projetos são muito diferentes das de uma loja de desenvolvimento de software.
Algumas perguntas a serem feitas: Qual é o tamanho dos arquivos com os quais sua equipe trabalha? A segurança dos dados é uma prioridade crítica? Com que rapidez você progride de um estágio para o outro? Qual a importância das integrações com outras ferramentas?
-
O tamanho da sua equipe
Se você estiver em uma equipe de três pessoas, poderá se safar do software básico de gerenciamento de projetos. Mas se você tiver 100 pessoas contribuindo para o mesmo sistema, precisará de uma plataforma com todos os tipos de permissões e tags de identificação personalizáveis.
-
A cultura da sua empresa
Todos da sua equipe estão no mesmo escritório? Nesse caso, os recursos do software de gerenciamento de projetos, como mensagens instantâneas, podem não ser tão importantes. Mas se você tem uma cultura de trabalho remota, deseja um software que enfatize a comunicação. Se você tem uma cultura orientada a prazos, os recursos de lembrete provavelmente são importantes para você.
-
seu orçamento
Por último, mas não menos importante, pense em quanto você gasta em software de gerenciamento de projetos. A maioria das opções tem preços mensais. Para obter uma imagem real do custo, multiplique por 12. Pense também nas taxas aplicáveis, custos de serviço e períodos promocionais.
Sugestões de softwares para gerenciamento de projetos
Dado tudo isso, qual software de gerenciamento de projetos faz sentido para sua equipe? A seguir, escolhas populares:
1.Teamwork: melhor para flexibilidade e escala
Com uma interface intuitiva, um plano gratuito generoso e uma série de recursos extras, é difícil encontrar muito que não gostar do teamwork. Os usuários podem organizar projetos por listas de tarefas, portfólios, quadros e muito mais.
Pequenas equipes podem começar com a versão gratuita, que oferece 100 MB de espaço no arquivo e até cinco contas de usuário. Os planos pagos, que adicionam integrações úteis como Slack e Google Drive, começam em US $ 9 por mês. Os usuários corporativos obtêm a melhor segurança da categoria, 500 GB de armazenamento e modelos de projeto ilimitados.
2. Wrike : Melhor para facilidade de uso
A configuração do Wrike é simples, e é por isso que este software de gerenciamento de projetos é popular entre as equipes empresariais. Os usuários podem editar documentos diretamente na nuvem, personalizar seu painel e configurar prazos recorrentes.
Com isso dito, o Wrike está faltando alguns recursos críticos de bate-papo ao vivo e rastreamento de tempo. O faturamento com base nas horas faturáveis também seria bom. E a usabilidade premium do Wrike tem um preço premium: embora ofereça uma versão gratuita, o menor plano pago do Wrike custa US $ 9,80 por usuário por mês. Em até uma dúzia de usuários, isso totaliza mais de US $ 100 por mês. Os usuários devem decidir se a configuração rápida do Wrike supera seu preço elevado.
3. Asana : Melhor para projetos de alta dependência
Um dos maiores nomes do espaço de software de gerenciamento de projetos, o Asana é ótimo para colaboração. Certamente é uma ferramenta capaz, mas seus muitos recursos significam uma curva de aprendizado acentuada para alguns usuários.
O Asana tem uma versão gratuita, mas, como o Wrike, seus níveis pagos são caros. A US $ 13,49 e US $ 30,49 por pessoa por mês, respectivamente, os planos premium e de negócios da Asana oferecem uma boa exibição da linha do tempo. No entanto, o Asana não é uma ótima opção para projetos com muitos gráficos, como edição de vídeo.
4. Trello : Melhor para gerenciamento de projetos leve
O Trello é, de certa forma, o inverso do Asana: é fácil de usar – mas às custas de seu conjunto de recursos. Embora o Trello seja intuitivo, faltam algumas das principais ferramentas de relatórios e gerenciamento de tempo.
O Trello possui um aplicativo gratuito atraente e de nível móvel. Seus planos pagos começam em US $ 9,99 por usuário por mês, o que adiciona recursos como placas ilimitadas, suporte prioritário e coleções de placas. Os usuários corporativos obtêm personalização de permissões e recursos de segurança, como logon único.
5. ZohoP Projects : o melhor para integrações
Parte essencial do conjunto de negócios Zoho, o Zoho Projects é um software de gerenciamento de projetos que simplifica o gerenciamento de documentos, o controle de tempo e a geração de relatórios. Mas onde o Zoho Projects realmente brilha é em suas integrações: do Github ao iCal, ao Slack e ao Office 365, o Zoho Projects se conecta a uma enorme variedade de outras ferramentas.
O Zoho tem preços razoáveis para equipes pequenas em US $ 150 por ano. Seu plano mais popular, o Zoho Premium, custa 1.020 dólares por ano e vem com um chatbot personalizável. Infelizmente, os gráficos de Gantt de Zoho não são tão utilizáveis quanto os outros nesta lista.
6. Kintone : Melhor para gerenciamento de projetos sem código
Empresas com projetos complexos e recursos limitados para desenvolvedores apreciarão o Kintone, um software de gerenciamento de projetos baseado em cliques. Mas a Kintone não inclui uma versão gratuita, com preços a partir de US $ 24 por mês por usuário.
Esse custo pode valer a pena para as equipes que desejam criar seus próprios aplicativos de automação de fluxo de trabalho. O Kintone é particularmente popular entre organizações sem fins lucrativos e empresas que precisam organizar grandes quantidades de dados.
7. Smartsheet : Melhor para gerenciamento de projetos no estilo de planilha
Não há dúvida de que o Smartsheet é poderoso e personalizável. A interface semelhante a uma planilha do Smartsheet coleta dados de formulários da Web e exporta dados de maneira eficaz. Mas, como um software de gerenciamento de projetos, fica aquém da usabilidade. Sua interface está um pouco desatualizada e seu recurso de salvamento automático nem sempre parece funcionar.
O Smartsheet tem uma avaliação gratuita, mas não oferece uma versão gratuita. Os planos começam em US $ 19 por pessoa, por mês. O plano de expansão, Smartsheet Business, custa US $ 38 por pessoa por mês e inclui suporte premium e APIs.
8. Redmine : Melhor para gerenciamento de projetos gratuito
O único software de gerenciamento de projetos de código aberto dessa lista, o Redmine, é gratuito. Com isso dito, há um motivo para ser gratuito: o Redmine requer auto-instalação e limita os recursos de suporte às ferramentas e modelos da comunidade.
Baseado no Ruby on Rails, o Redmine possui ferramentas de permissões relativamente boas. Seu sistema de gerenciamento de problemas permite que os membros da equipe definam e identifiquem os problemas de acordo com a prioridade. Ele oferece um calendário, gráficos de Gantt e rastreamento de tempo, mas a interface do usuário para essas ferramentas não é particularmente nítida.
9. ProofHub : melhor para freelancers
Só porque eles não são funcionários regulares, não significa que os freelancers não precisam colaborar. O ProofHub é um software de gerenciamento de projetos com preço competitivo, com uma interface inteligente e fácil configuração.
Embora o ProofHub equilibre bem os recursos e a simplicidade em muitas áreas, faltam as ferramentas de orçamento que muitas outras plataformas de software de gerenciamento de projetos oferecem. Também pode ser um pouco lento para operar, principalmente porque não permite que os usuários configurem tarefas recorrentes. Para equipes pequenas e remotas, no entanto, é uma escolha decente.
Quaisquer que sejam as necessidades do seu software de gerenciamento de projetos, existe uma ferramenta disponível para você. Faça sua pesquisa, pense em usabilidade e pergunte quais recursos realmente são importantes para você. Experimente a versão gratuita primeiro, se houver uma disponível. Obter o software de gerenciamento de projetos para sua equipe vale a pena.
O que achou da nossa lista de ferramentas para gerenciamento de projetos?
Você já conhecia e utilizava alguma delas? Conta pra gente nos comentários qual é a melhor para o seu tipo de negócio!
Obrigado e até a próxima
0 comentário