O Slack é um aplicativo de bate-papo no local de trabalho que é tão popular que a empresa que o possui foi avaliada em mais de US $ 20 bilhões. Você provavelmente já viu isso mencionado nas notícias. Se você ainda não o usou, aqui está o que você precisa saber.

Há quatro coisas principais a serem observadas no Slack:

  1. O nome da instância do Slack.
  2. A lista de canais dos quais você é membro.
  3. A lista de pessoas para as quais você enviou mensagens diretamente.
  4. A janela de bate-papo.

Quando um cliente deseja começar a usar o Slack, ele escolhe um nome para sua instância do Slack . Isso então se torna parte do URL exclusivo. 

Os canais do Slack podem ser públicos, o que significa que qualquer membro pode ver e ingressar nesse canal, ou privado, ou seja, apenas os membros desse canal podem vê-lo ou convidar outras pessoas a participar. 

A janela de bate-papo é onde toda a comunicação real acontece. Você pode ler qualquer resposta às mensagens, usar reações emoji, adicionar gifs, ver feeds RSS, definir lembretes, receber notificações de complementos e vários outros sinos e assobios. Mas, mais do que tudo, é aqui que você fala com as pessoas.

O que há de tão bom no Slack?

Quando o Slack apareceu, não havia concorrentes reais no mercado. Isso não quer dizer que não havia outros aplicativos de bate-papo, mas o Slack combinou uma interface de usuário intuitiva com mensagens de grupo e de pessoa para pessoa. Ele também permite que as empresas tenham um certo controle sobre quem pode usá-lo através do sistema de convites. Outras ferramentas poderiam fazer o mesmo, mas sem a mesma usabilidade (o Campfire , agora BaseCamp, era óbvio). Nenhum dos fornecedores tradicionais (Microsoft, Apple, IBM, Sun e assim por diante) tinha algo comparável ao Slack.

Essa falta de tamanho corporativo também foi um benefício. O Slack era pequeno o suficiente para ser ágil e rápido quando se tratava de adicionar novos recursos, como reações emoji (ótimas para usuários) e  autenticação de dois fatores (ótima para administradores). Para alguns usuários, o fato de o Slack não pertencer a um grande fornecedor tradicional foi beneficiado o suficiente, mas isso não explica por que o Slack é tão popular.

O Slack faz duas coisas muito bem: projetar e entender as necessidades de seus usuários. Esses dois pilares são a base da maioria dos bons produtos, mas são surpreendentemente difíceis de executar, como muitos aplicativos falharão. O design inicial bruto foi criado pelo fundador do Slack, Stewart Butterfield (o mesmo cara que fundou o Flickr no início dos anos 2000) e sua equipe, e depois entregue a um terceiro chamado MetaLab para polir. Andrew Wilkinson, da MetaLab, explicou :

“Para chamar a atenção em um mercado lotado, tivemos que encontrar uma maneira de chamar a atenção das pessoas. A maioria dos softwares empresariais parece um traje de baile barato dos anos 70 – azuis e cinzas suaves em todos os lugares – então, começando com o logotipo, fizemos com que o Slack parecesse um canhão de confete. Azul elétrico, amarelos, roxos e verdes por toda parte. Demos a ele o esquema de cores de um videogame, não um produto de colaboração empresarial … cores vibrantes, um tipo de letra sans-serif cheio de curvas, ícones amigáveis ​​e rostos sorridentes e emojis em todos os lugares. ”

Wilkinson fala sobre o quão bem construído o Slack se sente quando você o usa – o que faz – e como o conteúdo, como carregar mensagens, é informal e geralmente muito engraçado, concluindo: “É o mesmo cliente de bate-papo corporativo por baixo , mas é divertido, divertido de usar e tudo o que se junta para fazer com que pareça um personagem em sua vida. ”

Quantas empresas você sabe onde todos têm que trabalhar uma mudança regular no suporte para garantir que compreendem os pontos negativos do cliente?

O Slack também decidiu desde o início impulsionar um ecossistema de integrações de aplicativos. Os usuários podem integrar praticamente qualquer aplicativo que desejarem, desde ferramentas de desenvolvimento, como GitHub, Jenkins e StackOverflow, até ferramentas de negócios, como Google Analytics, ServiceNow, MailChimp ou SalesForce. Existem  mais de 1500 aplicativos com os quais o  Slack pode se integrar, por isso, se não puder fazer algo que você precisa, provavelmente há um aplicativo que pode. Isso transforma o Slack em um poderoso aplicativo de hub que os usuários podem abrir em uma tela enquanto trabalham em outra. Em essência, o Slack se tornou um balcão único para muitos usuários.

Os dois pilares do design e da compreensão das necessidades de seus usuários tornaram o Slack popular. Esta pesquisa fornece uma boa descrição do que os usuários pensam do Slack, e as descobertas são quase universalmente positivas.

O Slack é tão popular que Atlassian – o gigante australiano de bilhões de dólares por trás de aplicativos de produtividade extremamente bem-sucedidos, como Jira e Confluence – admitiu a derrota em 2018 e vendeu seus dois esforços em um aplicativo de bate-papo , HipChat e Stride, para o Slack – base de usuários e tudo.

 

 

Se você quer saber como usar o Slack, dê uma olhada neste guia de referências rápidas, um tutorial Slack para iniciantes:

Crie times

Para começar a usar o Slack você precisa criar um time, que normalmente será por onde você gerenciará a comunicação interna de sua empresa ou startup. É possível criar mais de um time dentro do Slack, caso sua empresa seja dividida em unidades de negócios, por exemplo.

Crie canais

Para cada time você cria canais com seus assuntos de interesse. Por exemplo: criação, atendimento ao cliente, produção, desenvolvimento, suporte etc.

Esses canais podem ser públicos, com acesso de todos os participantes da empresa, ou fechados, o que pode ser útil quando se está desenvolvendo um projeto específico, por exemplo.

Mensagens diretas

Quer falar diretamente com alguém? Você pode trocar mensagens diretamente com uma pessoa ou grupo sem que o canal inteiro participe e não precisa recorrer ao WhatsApp ou Skype para isso, faz diretamente no Slack.

Comandos Slach

O Slack tem uma série de comandos para facilitar sua vida. Por exemplo, se quer citar uma pessoa, use @nomedapessoa, ou se quer notificar um canal, use #nomedocanal, quando estiver digitando sua mensagem.

Além disso, existem os “comandos Slash”, iniciados por uma barra como esta “/”.

Digitando /remind, você pode receber um lembrete do Slack do que precisa fazer mais tarde, por exemplo: /remind in 3 hours to iniciar a reunião com o cliente.

Outros comandos muito usados:

  • /call: para abrir uma chamada de voz
  • /collapse: esconde as imagens de uma conversa, para ficar mais fácil de entender o que rolou
  • /expand: para desfazer o comando acima
  • /away: alterar seu status para que todos saibam que está ocupado
  • /msg ou /dm @nomedapessoa: para mandar uma mensagem direta para alguém

E estes são apenas alguns deles.

Compartilhamento de arquivos

Além de poder simplesmente arrastar e soltar imagens para suas mensagens, o Slack permite o compartilhamento de arquivos dos mais diversos tipos e ainda te ajuda a entender do que se trata, pois ele cria um ícone explicativo de qual é o formato do arquivo, seu tamanho, nome e outros dados.

Aplicativo Slack para Smartphone

O Slack também funciona em smartphones, o que pode ser bom por um lado, mas se tornar um vício, por outro.

Para baixar o app Slack em português, escolha o link correspondente ao seu aparelho: : iOS, Android e Windows Phone.

Recomendamos que você  crie um espaço de trabalho e experimente o Slack para verificar se ele atende às suas necessidades.

Até a próxima

Categorias: Ferramentas

0 comentário

Deixe um comentário